Reflexão sobre a vida.
- Aldo Contini
- 17 de jan. de 2019
- 3 min de leitura
Atualizado: 20 de fev. de 2023
Neste texto livre escrevi uma breve reflexão sobre a vida, espero que possa de alguma forma fazer você ver a vida a partir de uma nova percepção. Diferente de buscar um sentido pra vida, eu gosto de refletir sobre ela.

"A verdadeira sabedoria é aquela que encontramos nas coisas simples da vida."
Na vida e da vida, colecione os momentos, os amores, a família, os amigos, as experências, os livros, as lições, as viagens, a natureza... Faça da surpresa do acontecimento da vida (já que não sei de onde vim e pra onde vou) o próprio sentido dentro dela e nela poder criar seu valor.
Falo sobre as coisas que traz felicidade, contentamento e prazer (não confunda com hedonismo ). A vida é um eterno usar a inteligência que nos foi dada para repetir os momentos de felicidade, para assim, a história das nossas vidas ser escrita com mais alegrias e/ou com menos dores. Não sabemos se ela precisa ser repleta de sentidos ou vista como missão, mas isso também não tem problema, só sei que ela está sendo vivida e essa é sua responsabilidade mesmo sem você pedir, assuma sua vida como sua, mesmo não tendo controle absoluto sobre ela.
E...já que a vida é uma surpresa (tanto no seu acontecimento, quanto no futuro a nossa frente enquanto vivos), isso não é o suficiente para agradecer em estar vivo? Vivendo essa aventura?
Você pode planejar tudo e dar errado, não planejar nada e dar certo, planejar tudo e dar certo, não planejar nada dar errado, quem sabe o que vai acontecer? Você? Então me mostre pela razão sem uma ideia metafísica. Eu não sei de nada, a cada dia tenho menos certezas e me alegro com isso.
Toda ação tem uma consequência na qual você é responsavel, uma das regras fundamentais do jogo que chamamos de vida é que vamos tomar decisões, você decide se vai dar bom dia para o vizinho, mentir, comer coisas mais saudáveis, reclamar no facebook, como gastar o seu dinheiro...aqui cabe uma reflexão...Então, porque não escolher o que é bom? Dê bom dia, perdoe, seja educado, se respeite mais, ame mais, reclame menos, vá visitar um amigo que há tempo não vê, um familiar, seja honesto, etc...Melhore suas ações no cotidiano e se afaste de pessoas que te faz mal ou não agregam, isso ajuda bastante também.
Isso é a sua vida afetando o mundo e o mundo afetando você, será assim até a morte ou até o fim do mundo, nem você nem o mundo ao seu redor tem como fugir disso, vocês são obrigados a lidar um com o outro.
Se houver amor em sua vida, isso pode compesar muitas coisas que lhe fazem falta, caso contrário não importa o que tiver, nunca será o suficiente.
Quando falo de realizar seus desejos, isso se refere muito pouco a bens materiais. Não digo que não deva ter metas na vida, nunca comprar algo que tenha vontade, nem se esforçar para ter um salário melhor, pelo contrário, mas a ideia de sucesso pode ser uma armadilha, cuidado.
A ideia é minimizar esse desejo em relação a bens e maximizar em relação a experiências, por exemplo, quando compra um presente para o seu filho, será que não está mais preocupado com o que os outros vão pensar (se é caro ou não, se é da marca x ou y) do que na felicidade do seu filho? Um encontro com os amigos, será que estão dando mais valor ao lugar ser chic do que ao momento proporcionado pelo encontro em si?
Quantas outras coisas já não deturpamos o valor?

Então, pra finalizar, minha intenção com esse texto de reflexão sobre a vida é somente uma maneira de desejar pra você uma vida cheia de bons valores próprios, que possamos ser mais inteligente em nossas escolhas e vivermos da melhor forma. Não custa nada ser melhor.
Aldo Contini.
Comments