top of page

Filosofia? Pra que?

  • Foto do escritor: Aldo Contini
    Aldo Contini
  • 2 de jan. de 2019
  • 2 min de leitura

Atualizado: 20 de fev. de 2023

Ja foi constatado que a Filosofia sempre aparece em tempos de crise...

Porque será?

Aqui, vamos utilizar a Filosofia como uma ferramenta para refletir e também falar um pouco sobre a vida em si e seus misterios cotidianos.

Qual a última vez que você parou e pensou a respeito de algo como por exemplo: O sentido da vida; sobre como ser feliz; sobre a relatividade impacto do tempo e em nossas vidas, etc...

Se você já fez isso algumas vezes já sabe do que estou falando. Agora, imagina a quantidade de Filósofos que se dedicaram a vida estudando isso e que podemos ter acesso para ajudar a gente nessa compreensão.


Esqueça aquela filosofia pragmática que foi ensinada na escola, a verdadeira filosofia é aquela que você mesmo(a) vê sentido e busca por conta própria.

Nos dias de hoje, a cada segundo que se passa nos sentimos cada vez com menos respostas para os nossos questionamentos sobre a vida, tais como por exemplo: De onde viemos? Para onde vamos depois que a vida acabar? Qual o sentido da vida? Deus existe? Como viver melhor o meu curto período aqui na terra? O que é felicidade? Etc..

Mas você já parou pra pensar sobre essas questões por si só? Já contestou a fonte das coisas que acredita? Sua vida é baseada em cima de ideias prontas estabelecidas por outras pessoas?


Então...


Pra isso serve a filosofia.  Não para te confortar com uma receita de como lidar com isso ou aquilo, e sim, para te convidar à pensar em cima do seus próprios princípios, valores e virtudes (talvez dar novo sentido a eles), te fazer questionar, refletir, contestar, ela serve para te provocar, te conscientizar dos seus limites e entender que nada é uma verdade absoluta, tudo é mudança.


Pensar sobre o que é moral, ética, sociologia, política, antropologia, psicologia, entre outras coisas como uma via necessária para o entendimento de nós mesmos usando como base estas primeiras questões. É deixar com que cada assunto se encaixe em outro de alguma maneira, fazendo a gente ter pelo menos uma ideia de como determinados caminhos nos trouxeram até aqui.


Exitem muitos Filósofos para você se espelhar, te tirar do lugar, te dar um norte ou "nortes" diferentes de acordo com as ideias que já existem em você, então porque não aproveitar esses Filósofos que passaram a vida toda tentando achar aquela compreensão que talvez você também procure.


Vá em frente, a vida é curta de mais pra não questionar.


Para começar vou deixar aqui links com vídeos de pessoas que eu gosto muito e são grande fonte de inspiração e introdução à filosofia.



Clovis de Barros Filho fala sobre a felicidade.




Leandro Karnal fala sobre não se afetar com o que os outros falam sobre você.



Luiz Felipe Pondé fala sobre a sua visão de Filosofia.




Mario Sergio Cortella fala sobre a Filosofia no nosso dia-a-dia.




 


Espero que tenham gostado dessa nossa primeira indicação, toda a semana teremos coisas novas por aqui.


Aldo Contini.

1 Comment


Maurício Martins de Paula
Maurício Martins de Paula
Feb 04, 2019

Depois que conheci a Filosofia, aprendi a pensar e filtra mais e melhor todas as informações que recebo. Minha vida é regida por ela.

Like

Faça parte da nossa lista de emails

© 2019 por Aldo Contini. 

bottom of page